segunda-feira, 18 de maio de 2009

"Mijemos no chuveiro"

Original a campanha para a preservação do meio ambiente: "xixi no banho"! Uma vezinha de pipi no box é igual a uma economia de 12 litros de água. Nem temos a noção de quanta água desperdiçamos quando apertamos forte a descarga nossa de cada dia.
A ideia é da ONG SOS Mata Atlântica cuja campanha será lançada essa semana em São Paulo. Segundo os idealizadores, o "xixi no banho" é uma forma bem humorada para tratar o tema e chamar a atenção.
Todo mundo poderia aderir! Seria lindo se ideias simples assim (nojenta para os nojentos) se alastrassem mundo afora. No Brasil a campanha pega. Afinal, o povo toma trezentos banhos por dia. Meio incoerente, mas...mijemos no chuveiro, minha gente! Não dá nada. Está comprovado. A urina só tem sais/ácidos de que não precisamos. (Se algum entendido puder fazer um comentário esclarecendo. Obrigada).
Na França, por exemplo, apesar de difundida a ideia da sustentabilidade/preservação o povo não toma muito banho de chuveiro. Mas, lavam-se! Bom, é mais aquela coisa que conhecemos por checa, theca, seja lá como se escreva. Não que eu acompanhe os franceses em seus lavatórios para ver como se procede a lavação, mas, de chuveiro, banheira, segundo eles mesmos contam, é só algumas poucas vezes na semana. Nesses casos, seria preciso adaptar a campanha.
Ps 1. Toilette em francês quer dizer privada.

6 comentários:

1k2 disse...

Mas planejar um banheiro que recicla a água do chuveiro para a descarga, necas. Criar uma rede de reuso da água, necas de pitibiriba. Mas radinho a manivela, andar de bicicleta e pagar três vezes mais por um tomate orgânico com bichinho grátis é o que oferecem em troca do verde. Ecologistas não tem cérebro mesmo...

A. Pepe disse...

Kkk...será q não há nenhum ecologista q seja tb engenheiro ou economista?
Qual a sua profissão, 1k2?

Unknown disse...

eu mijo umas 10 vezes por dia...ai ao inves de eu acionar a privada... eu ligo o chuveiro?? ou eu só vou ter o direito de mijar durante o banho? é isso?? kkkkkkk
ai ai ai eu sempre mijei no banho, ora pois.

A. Pepe disse...

Óia, Fran. Pode fazer do jeito q achar melhor, mais fácil, contanto q desperdice menos! kkkk.
Igual citou a Mariel, tem agora uma campanha "cague no banho e economize uma árvore" huahauha.

Matheus de Lara Calache disse...

Não gosto da idéia.

O encanamento do ralo do chuveiro não é o mesmo do vaso sanitário. Se mijar no chuveiro, vai ficar mó cheiro de rodoviária no seu banheiro.

Acho que há formas melhores de se encomizar sem que cheguemos a esse nível.

Por exemplo, como já citado... um banho planejado. Ou então, abrir o chuveiro somente quando for entrar no box mesmo, ao invés de muitas pessoas que abrem o chuveiro, e por exemplo, vão mijar, dão descarga e só depois entram no box.

Outra forma de economia é enquanto se ensaboa fechar o chuveiro, ou diminuir o fluxo de água (o que é melhor, afinal, para se ensaboar é necessário a água).

Bom ... é isso. Falou.

A. Pepe disse...

Hmmm...só comentários sábios nesse blog! Valeu, Matheus.
Valeu, todo mundo.