sábado, 23 de maio de 2009

Dame de Fer





Mesmo com 120 anos, ela não deixa de se vestir bela. Todas as noites lá pelas 10h apresenta suas coleções de luzes. Cada estação traz novidade.
No aniversário deste ano é amarelo do topo ao chão.
Antes disso, uma apresentação que interage com os milhares que ficam no Campo de Marte à espera. Às primeiras piscadas uma ovação unânime "UAU!", palmas, milhares de flashes. A cena repete-se diariamente e há quem não se canse de ver.
Já quiseram desmontá-la, mas o monumento rende muito aos bolsos locais e aos olhos de quem vai ver. O engenheiro da torre foi Gustave Eiffel, por isso o nome. É o mesmo que assinou a estrutura da Estátua da Liberdade. Presente da França para os EUA.

Dica: Alguns leitores têm me pedido dica turística. Sugiro um piquenique no gramado do Campo de Marte durante o entardecer/escurecer. Na primavera esse processo vai até às 22h30, quando fica tudo escuro. Para economizar, faça compras em supermercados. Há alguns na vizinhança. Para a conta sair mais barata (se é que isso é possível em Paris. Tanto que, ao invés de barato, usam o termo moins cher, ou seja, menos caro, imaginem!) compre produtos da marca do supermercado em questão.
Leve um lençol ou grande toalha para estender na grama. Blusa de frio, um lenço para o pescoço e sapato fechado nos pés, pois fica friozinho depois que escurece nessa época. Para os mais boêmios, vale levar vinho e violão. Aí, dependendo, pode-se excluir a blusa de frio...rs.
Para chegar lá de metrô, desça na estação Bir- Hakeim da linha 6 (verde). De RER (o trem urbano), desça na estação Champs de Mars-Tour Eiffel da linha C (marrom). Quando desembarcar, olhe para o alto que você vai chegar lá.

Nenhum comentário: