domingo, 3 de maio de 2009

Louvre (1º domingo do mês!)


Longa fila, mas rápido fluxo: é grátis.


Cordão de isolamento em frente ao quadro da jocosa Gioconda.





Alto lá quando tiver a chance de visitar o Louvre no primeiro domingo do mês. É grátis, sim! Uma economia de 9 euros, quase R$ 27. É bom, sim senhore!

Mas, se você for um daqueles que sofrem de agorafobia ou coisa parecida, é melhor saber que nas salas e pavilhões do museu ficam/passam umas 500 pessoas por metro quadrado no primeiro domingo de cada mês - a organização do Louvre não confirma o número.

Em tempos de gripe A (a dos porcos só transmitida por humanos!), faz bem colocar a máscara. Em todo caso, é taaanta gente que a apreciação das obras fica capenga. Não se consegue muito curtir aquela arte lendária mostrada em todos os livros do mundo.

Quando você acha que encontrou um cantinho para apreciar o quadro, chineses errantes passam na sua frente com câmeras modernosas a filmar, fotografar sei lá o quê. O curioso é que eles miram para lugares estranhos. Respeito, mas é nonsense. Tinha um lá que levou aquele chaveirinho de pelúcia e o colocou no plano da imagem. De certo vai postar naquele blog "Teddy no Louvre", "Teddy no vigésimo quadro da batalha de Napoleão", "Teddy no banheiro do Louvre"... como é mesmo o nome desse bichinho mala? Convenhamos, chineses, coreanos, japoneses, franceses, italianos podem fazer a foto que quiserem, como quiserem, mas, por favor, não passem na minha frente, mesmo com a lotação máxima da casa. Também gosto de fazer fotos, mas sem estragar a de ninguém.

Além de tudo isso, se quiser ver a atração principal - La Gioconda (Monalisa) - com seus míseros 77 X 53 cm, é preciso estar disposto a levar cotoveladas, pisões, empurrões tudo com tempo cronometrado.

É uma epopeia tentar percorrer e consumir o Louvre em dia grátis. Mesmo assim, vale a pena! É pena que, no meio de tantos milhares, não ouvi nenhum brasileiro - e olha que tenho a orelha afiada para esses sons maternais. Será que o brasileiro que visita Paris prefere deixar para ir ao Louvre em dias que se paga!?

Por favor, se você brasileiro esteve no Louvre no dia 3 de maio de 2009 ou sabe de algum brasileiro que o tenha feito, avise-me, pois não quero ser injusta ou generalista com o comentário.

De qualquer forma, fica a dica. Antes de visitar um museu, procure saber qual o dia grátis, com desconto...tipo quarta no cinema. Faz bem para a alma, apesar dos pisões.


Ps. O Musée d'Orsay, outro importante de Paris, também tem a mesma condição de gratuidade todo primeiro domingo de cada mês. Dica do Matheus Calache. Só tem leitores viajados aqui nesse blog. Oh, blz! Por favor, quem souber de mais museus com boas condições para o bolso, registre aqui. Vale citar qualquer bom museu do mundo.

6 comentários:

1k2 disse...

Olá,

Orientais já são famosos por aterrorizar fotógrafos e humildes espectadores em museus e salões de automóveis, já que eles adoram fotografar em angulos e posições estranhas. E o pior é que demoram até achar o enquadramento perfeito. Pergunte a qualquer repórter que fez salão internacional de alguma coisa...

A. Pepe disse...

Meus sinceros sentimentos, colega! Infelizmente, temos de continuar a fazer trabalhos em salões internacionais, conferências, coletivas, rebeliões, guerras, etc, etc.

Anônimo disse...

Pepe
a pergunta que não quer calar...... tinha gatos gostuchos no louvre domingo?????
de graça até gastos gorduchos né,?!?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjs

A. Pepe disse...

Rárárá...Annike, eu não vi gatos "gostuchos" no Louvre. Em td caso, era tanta gente q até poderiam estar lá. Da próxima vez, presto atenção nisso...hehehe.
Bjs

Unknown disse...

ahahhaha.. muito bom seu post! Ri horrores aqui! Tô indo lá agora.. foi muito bom ler suas dicas antes porque já vou optar por um sapato mais confortável.

Bjs

Hevelin disse...

Hola!

Já fui no Louvre em um 1º domingo do mês, e o pior foi que era o 1º domingo do ano também, entao imagina como estava aquilo lá, rsrrs Mas agora vou com minha família também, e será em um 1º domingo do mês de Agosto. Espero que seja um pouco mais light :).
Só uma outra dica de Museu grátis, é o Famoso Museo do Prado, em Madrid, morei lá por 3 anos, entao pode confiar, todos os días a partir das 18:00h é grátis. Mas tem um detalhe, ele fecha às 20:00H. Isso significa que só restam 2 horas para poder "ver" as obras de arte já que "admirar" leva um pouco mais de tempo. srrsr Ps: no museo do Prado, está o famoso quadro, O Jardim das delícias, de Hieronymus Bosch. Esse vale a pena "admirar".

Hevelin Luiz