quinta-feira, 4 de março de 2010

Pantera e Timão



Botafogo de Ribeirão (Preto) ou Corinthias? Essa dúvida já ficou no passado e fico com o "orgulho de Ribeirão" quando esses dois times se enfrentam. É demais ver o desempenho do Botinha no paulistão.


Em jogos como o de hoje no Pacaembu volto a sentir a magia do futebol - estou ouvindo pela net Eldorado/ESPN. A adrenalina extrema de cantar com a torcida num estádio lotado. As primeiras e poucas vezes que passei por isso foram no estádio Santa Cruz (do Botafogo) e no Pacaembu. Só vivendo para entender.


Talvez para resgatar esse sentimento, sempre que há um clássico gosto de ver. Mesmo quando não torço para nenhum dos times...ou os dois. Ontem mesmo assisti parte do amistoso França x Espanha. Os galos cacarejaram na frente do touro e levaram de dois a zero. A imprensa francesa tem a Espanha e o Brasil como favoritos para a Copa deste ano.


Se por um lado há clássicos, é porque existe o baixo escalão do futebol. Quanta precaridade e dificuldade para times das classes B, C, D, H, X, Y sobreviverem. Principalmente entre times do interior. Ou não. Uma conhecida carioca contou que o estádio do Madureira (soa pindaíba por si só) não tem iluminação. Por isso, com a proibição dos jogos no fim da tarde (pelo calor intenso), tiveram que fazer partidas às 8h da mattina. Espetacular!

Mesmo além mar há desses desafios. O Vieirense mirim, time do centro de Portugal, ainda pena para transportar seus jogadores. Há uns 15 anos os meninos iam em duas kombis enfrentar times em outras cidades. Uma das questões era que geralmente um dos motoristas não sabia bem o caminho do clássico. Resultado, quase que perdiam de WO pois faltava a metade do time em campo na hora prevista.

Ai, faltam 98 dias para a Copa e a adrenalina boa já dá sinal.

3 comentários:

Angelo disse...

Angela, eu também, no encontro entre Tricolores e Alvinegros, fico com o Orgulho de Ribeirão. Aliás, bota orgulho nisso. Faz tempo que meu time não dá tantas alegrias. E olha que já penei por jogos de A3, A2 e copinhas do escambau. Uma dica, nas próximas vezes que for ouvir o glorioso Fogão (domingo agora tem jogo, às 19h30, horário de Brasília), ligue-se na rádio ComeFogoNet, em www.comefogonet.com.br

A. Pepe disse...

Valeu pela sugestão, Angelo.
A dica valerá para mim e os internautas órfãos-exilados de Ribeirão.
E viva o Botinha!

Digão Garcia® disse...

Que honra ver a senhorita escrevendo sobre o Botafogo, acabei de chegar do treino e ver um time empolgado pra enfrentar o São Paulo e lembrando que o clima em campo e da torcida é igual ao de 2001...
Lhe enviarei uma bandeira para que possa ser retratada junto com a famosa torre parisiense....
Bjs...