terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Quais reis?

Fachada do Panteão de Paris: "aos grandes homens a pátria" e a natureza também, de preferência


Até onde me ensinaram, o dia de desmontar o presépio e a árvore de Natal é amanhã, seis de janeiro, dia de reis. Mesmo eu tendo pendurado uma mera estrela de Belém na porta de casa, hei de tirá-la só amanhã.

Hoje cedo achei que tivesse enganada, pois tive a impressão de que já seria o dia seis. Os indícios: calçadas plenas de pinheiros abandonados à espera do caminhão de lixo. Mas não, era só mais uma prova do quanto o Natal de muita gente se torna descartável.

Pelo jeito, no Panteão parisiense (foto) eles conhecem o dia de Reis. Amanhã, porém, vão precisar de um caminhão inteiro só para carregar os pinheiros improvisados enfiados em buracos no chão na fachada do templo dos "grandes homens".
Retificação: Após ler esse post, a dona minha mãe protestou. Disse ter me "ensinado direito" e reexplicou. Para desmontar o presépio é a partir da 00h no dia 7 de janeiro. Quando já se teria dado a visita ao menino Jesus e a fuga de Herodes. É melhor eu ir logo tirar a estrela da porta. Mesmo eu querendo que essa luz continue a brilhar.

Nenhum comentário: