sábado, 18 de abril de 2009

Mais um motivo para se gostar de Obama

Ele assumiu ter lido todos os livros de Gabriel Garcia Marquez. A tietagem teria sido na sexta passada (17) em jantar na Cidade do México onde, entre 100 pessoas, Obama e o nobel se encontraram.

Além de salvador da pátria (ou do mundo), Obama é um leitor assíduo de excelentes escritores. Realmente, isso dá mais um ponto pro havaiano na lista dos mais mais.

Aliás, seria mais um motivo para se gostar de Obama ou de Garcia Marquez?

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Greve deixa Paris sem luz

rio Marne, no Val de Marne, a sul de Paris


Paris e toda a região Île-de-France acordaram hoje sem energia elétrica. O blackout durou até a hora do almoço. Algumas localidades do Val de Marne ficaram no escuro até as 11h.
Motivo? Funcionários da EDF (a companhia de luz) afirmaram entender que essa seria a única forma de reclamar aumento de salário. O ministro do Trabalho francês, Brice Hortefeux, ameaçou sancionar os grevistas pelo ato que afirmou ser de "malevolência".

O negócio é o seguinte, trabalhador que é trabalhador faz greve na França, principalmente em Paris. Nem que seja para deixar milhares de outros acordar sem poder contar com luz ou aquecimento.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Feuilleton brésilien

Quem disse que não há romance, digo, novela na França? Não propriamente francesas, mas, brasileira.
Pelo menos, Páginas da Vida (de Manoel Carlos), tem sido exibida diariamente na grade das 18h, no France Ô*.
No título adaptado "Le roman de la vie", Páginas é dublada em francês. Apesar de ser considerada uma "série" pelo canal, nomes, trilha sonora e história permanecem originais.


*O canal France Ô é dedicado ao telespectador dos territórios franceses além mar (Guadalupe, Guiana, Ilhas Martinica, Maiote, Nova Caledônia, Polinésia, Reunião, Saint Pierre & Miquelon, Wallis & Futuna).

sábado, 11 de abril de 2009

Já fechou o ziper hoje?

Nada sacana, mas meus olhos têm ímã para ziper aberto. Quando menos espero, tá! Já vi uma braguilha escancarada. Homem, mulher, criança. Na praça, na fila do supermercado, na rua, em festa. Meus olhos batem direto nas braguilhas, apenas nas abertas. É incrível!

Tanta abertura. Será que é a pressa!? Essa gente sai do banheiro sem subir o fecho éclair ou abotoar tudo de volta. É esdrúxulo. Viro a cara. Volto a ler o folder que estava por ali, abro o livro. E, na minha cabeça, o Gugu canta "Passarinho quer dançar" ou será "voar"!?
Fecha, fecha o ziper hoje e sempre!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mind, mind, mind!

"Attention à la marche en descendant du train".

"Mind the gap".

"Atenção, não ultrapasse a faixa amarela".

É tanta atenção que até perco a atenção...em todo caso, pode ser importante "martelar" essas mensagens na cabeça do viajante-viajado.

Por outro lado, alguns viajados podem se sentir tentados pelo anúncio e pisar na faixa amarela ou fazer outras gracinhas mais...

É o ônus do bônus do transporte público que transporta milhares duma vez. Mas cansa a beleza, isso sim. Irk!