domingo, 27 de julho de 2008

Homem personagem (jornalista)

O homem personagem passou a escrever reportagem-depoimento. Euclides Oliveira, repórter do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto (SP - Brasil), publicou hoje a sua quinta matéria em que relata tudo em primeira pessoa.
Pela primeira vez, em nove anos de carreira, diz deixar a técnica do texto jornalístico de lado para assumir a vida de seus entrevistados mais humildes e contar nas edições de domingo. "Colocar-me como personagem de uma situação e utilizar o 'Eu' em um texto com enfoque jornalístico não é muito usual. O texto pode ficar chato, se não houver algumas pitadas de humor", diz Oliveira.
O desenvolvimento de cada pauta fica a cargo da editora executiva do A Cidade, Rosana Zaidan. Ela acompanha o antes, durante e depois de cada sentença do homem personagem. "É importante o jornalista trocar de papel. Isso humaniza e 'desengessa' o jornalismo", afirma Rosana.
O homem personagem já foi usuário de ônibus urbano das linhas de Ribeirão Preto, transeunte das ruas (em más condições) da cidade, usuário do SUS na UBDS Central, vendedor ambulante de goiaba no calçadão e atendente em ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) http://www.jornalacidade.com.br/noticias/70295/longa-jornada-na-ambulancia-do-samu.html.

Nenhum comentário: